Archives

  • -

Lições

Lições, atividades e folha de versículos para memorização.

O Guardando o Bom Depósito é resultado de muita comunhão, labor e, sobretudo, oração. Este site tem como objetivo facilitar aos santos de língua portuguesa o acesso a materiais para o serviço com as crianças, como lições, atividades e cânticos. O conteúdo deste site é uma ferramenta para ajudar os servidores no serviço com as crianças em suas localidades. No entanto, gostaríamos de esclarecer que não temos nenhuma intenção de estabelecer esse material como uma regra a ser seguida nas reuniões de crianças. Esperamos no Senhor, que os materiais oferecidos aqui sejam úteis para maior comunhão e coordenação entre os santos envolvidos neste serviço. Ainda assim, recomendamos que ao usar os materiais disponibilizados neste site, os irmãos e irmãs recebam uma direção adequada de como utilizar os mesmos. Pedimos encarecidamente que vocês, pais e servidores, leiam as instruções de aplicação das lições e assistam ao vídeo com uma comunhão especial sobre o encargo deste serviço, disponibilizados na seção “Pais e Servidores”. Durante a preparação deste site, fomos muito ajudados pelo livro “Preparar a Próxima Geração para a Vida da Igreja”. Por esse motivo, encorajamos todos vocês a lerem essa publicação, especialmente os capítulo 10 ao 16 sobre a obra com as crianças. Somos aprendizes e nos colocamos nas mãos do Senhor para sermos ajudados por Ele e pelo Corpo, a fim de oferecer-Lhe um serviço que Lhe seja agradável, e que coopere para o cumprimento do Seu propósito, por meio de preparar uma geração para recebê-Lo e ser parte do desejo do Seu coração. Apesar de havermos buscado diligentemente disponibilizar esse material da forma mais prática possível, estamos abertos a qualquer tipo de mudança ou ajuste necessário. Acima de tudo, nossa confiança está na bênção do Senhor, não em métodos, porque Dele e por meio Dele e para Ele são todas as coisas (Rm 11:36). Que por meio deste serviço, Sua benção alcance todas as famílias dos santos no Brasil!

A maioria das lições é bem longa e detalhada. Isto não será problema se os servidores atentarem para as seguintes recomendações: 1. Os servidores não precisam apresentar a lição inteira ou a história inteira (por exemplo, você não precisa contar às crianças todos os fatos da história); 2. Conte a história da perspectiva de uma criança (de acordo com a idade das crianças que estão ouvindo); 3. Procure na história APENAS UM PONTO que possa ser aplicado com o objetivo de construir nas crianças uma humanidade adequada (como honrar pais e mães, respeitar as autoridades, ser diligente, ser honesto, ser confiável, saber dividir etc); 4. Não se deve dar às crianças conhecimento prematuro a respeito de questões espirituais, pois isso somente as irá frustrar de aprender o que precisam saber e praticar no seu atual estágio de crescimento e desenvolvimento. Espera-se que o conhecimento nelas infundido a partir destas lições lhes seja útil e seja aplicado de maneira prática na experiência delas; 5. Lições grandes podem ser divididas em duas ou mais, dependendo da capacidade de assimilação das crianças; 6. Os servidores não devem ler a lição com as crianças, e sim, prepará-las com antecedência em casa e transmiti-las de maneira viva e interessante. Os versículos mencionados no início da lição são para o professor e não para as crianças; 7. Acima de tudo, sejam flexíveis, atentos às necessidades dos pequenos e principalmente sensíveis à direção do Espírito. Se formos fiéis despenseiros, o Senhor certamente nos abençoará a despeito da nossa limitação, inexperiência e falhas. Na comunhão, Irmãos da Coordenação do Serviço de Crianças

A fim de transmitir a cada criança o material apropriado para sua idade, neste site, consideramos a alfabetização como marco para estabelecer duas faixas etárias, evitando colocar como referência a idade propriamente dita. Assim, categorizamos como “Crianças menores” as crianças que ainda não foram alfabetizadas; e, “Crianças maiores”, as crianças alfabetizadas. No entanto, encorajamos os servidores de cada localidade a buscarem o Senhor também neste assunto, levando em consideração o estágio de crescimento e desenvolvimento de cada criança. Cremos que por meio da oração e da comunhão, os irmãos obterão a sabedoria e discernimento necessários para estabelecer qual material deve ser aplicado em cada caso.


  • -

Cânticos

Letras, partituras e áudios de cânticos para as crianças.


  • -

Pais e Servidores

Encargo do site e mensagens em áudio de educação e treinamentos.


  • -

Contato

Para dúvidas, comunhão ou quaisquer outros comentários, deixe-nos uma
mensagem.